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Enquanto gerente de marketing na Outgo, ajudei a desenvolver uma estratégia de marketing onde utilizamos gifs animados no Instagram Stories com o intuito de engajar os clientes com a marca. Há 1 ano atrás, publiquei um texto aqui no Medium compartilhando a estratégia, como reproduzi-la, e mostrei como conseguimos mais de 1 milhão de views orgânicos em menos de 1 mês de campanha — relembre a história clicando aqui. Como acontece com a maioria dos produtores de campanhas virais, eu não imaginava o tamanho da repercussão que a coisa ia tomar, então decidi fazer esse texto pra mostrar os resultados. “1 ano da estratégia dos gifs e olha só o que aconteceu” haha.

Criamos todo o conteúdo baseado no estudo do público-alvo da Outgo, observando o comportamento dos usuários no Instagram e entendendo seu conhecimento de mundo. Eriwelton Paz (@eriwelli), na época ilustrador da empresa, criou peças exclusivas pensando na adaptação aos stories e as possibilidades de interação do público com o conteúdo. Rapidamente nossos amigos, conhecidos e clientes da marca começaram a utilizar os gifs, ajudando na distribuição orgânica. Mas eis que veio a vantagem de ser pioneiro: conseguimos rankear bem, utilizando palavras-chaves estratégicas que nos permitiram chegar até artistas famosos, blogueiros, personalidades da mídia e até outras empresas.

Artistas famosos utilizando o gif do mascote Otto da startup Outgo em seus stories. Famosos no print: Anitta, José Loreto, e a gamer Aline Faria.

Os meses foram se passando e várias pessoas nos encaminharam prints mostrando onde nosso mascote Otto estava aparecendo, quantas vezes por dia viam nossa marca no perfil de influenciadores e amigos. O que era para ser um marketing de conteúdo, um relacionamento mais intimista, se transformou em uma espécie de remarketing pesado e orgânico. Otto estava conquistando novos admiradores e nossos clientes e usuários sempre lembrando da marca. (Acho que não preciso nem dizer, vocês já devem imaginar, que quando recebi o print da Anitta usando nossos gifs eu quase não consegui dormir à noite haha. Também foi uma surpresa saber que o story do José Loreto foi publicado bem na época da fofoca de Noronha em que seu perfil estava em trends.)

O case chamou atenção da mídia e eventos, que me convidaram para palestrar, compartilhar as etapas do processo criativo e estratégias utilizadas.

Monnaliza Medeiros, gerente de marketing da startup Outgo,  palestrando na Campus Party Brasilia em 2019 e sendo entrevistada no programa Tudo com Priscilla Freire.

Além de grande visibilidade para Outgo, também consegui ajudar outros negócios a fortalecerem sua presença nas redes sociais, e os convidei a refletir que existem alternativas às tradicionais fórmulas que são vendidas no meio do marketing digital e aplicadas pela grande massa. Você pode assistir a palestra que apresentei na Campus Party Brasília clicando aqui.

Atualmente a Outgo possui uma coletânea de mais de 40 gifs e mais de 90 milhões de views. As animações agora fazem parte da experiência no aplicativo Outgo.

Perfil da startup Outgo na plataforma de gifs animados Giphy.

Confira a coletânea em: giphy.com/outgooficial